Categorias
Marketing para Escolas

Como gravar vídeo aulas de cursos online

Saiba como gravar video aulas, os equipamentos necessários e como colocar a mão na massa para fazer seu curso online, independente ou para sua escola.

O mercado de Ensino à Distância (EaD) vem crescendo muito nos últimos anos. Escolas e faculdades tradicionais estão adaptando a sua rotina a essa nova modalidade. Há também o profissional que grava seu próprio conteúdo. E, de você está pensando em criar cursos online, é importante entender como gravar vídeo aulas de qualidade.

Por que usar a Internet?

O mundo digital tornou a pesquisa mais fácil. Se antes, era preciso ir a uma biblioteca para aprender sobre algum tema, hoje, uma busca na internet é suficiente. Então, por que não aproveitar essa nova plataforma e tornar o conhecimento mais democrático também?

Afinal, existem muitas realidades diferentes por aí. O Ensino à Distância pode ser a solução para muitas pessoas. A inovação trouxe mais conforto para o aprendizado e mais economia.

Gravar aulas é uma alternativa viável financeiramente para os professores também. Hoje, já existem ferramentas mais acessíveis no mercado e que, ainda assim, têm a capacidade de produzir conteúdos de ótima qualidade.

A importância do público-alvo

O primeiro passo de como gravar vídeo aulas de qualidade é entender quem é o público-alvo. Caso o seu conteúdo seja direcionado para alunos de pré-vestibular, não adianta falar com pessoas que querem fazer concurso público.

Saiba a linguagem de quem assistirá aos seus vídeos e aprenda como gravar aulas pensando nessa realidade. Ao focar em algum nicho, será mais fácil investir corretamente seus recursos e seus esforços.

Dessa forma, planeje as aulas e procure gravá-las da forma mais didática possível. O planejamento será bom para você também, pois servirá de roteiro durante a gravação.

Como gravar vídeo aulas: equipamentos

Depois que você entendeu seu nicho e fez o planejamento das aulas, é hora de pensar nas ferramentas necessárias.

Como conversamos, existem vários equipamentos que permitem uma gravação de qualidade. Hoje, até celulares possuem câmeras excelentes e tecnológicas. Isso é muito importante.

Procure uma opção que tenha alta resolução e que caiba no seu bolso. Uma boa imagem certamente tornará seus cursos online mais atraentes para o público.

Tão importante quando uma imagem de alta resolução e um excelente conteúdo é um áudio de qualidade. Os alunos precisam entender o que está sendo dito no vídeo. Mas como gravar aulas com som favorável?

Faça o investimento em um microfone bom, para reduzir ruídos e deixar o material claro e compreensível.

O local da gravação também conta. Procure um lugar bem iluminado e livre de distrações. Esses aspectos podem ser resolvidos se a gravação for em estúdios ou até mesmo em algum cômodo da sua casa. Tome cuidado, apenas, com barulhos que vêm de fora.

Ao pensar no cenário, considere alguns itens comuns em salas de aula, como quadros, canetas e livros. Pode parecer simples, mas o ambiente fica mais acolhedor e parece mais profissional.

Como gravar uma vídeo aula: mão na massa

Já escolheu o cenário e tem nas mãos todos os equipamentos necessários? Então, é só começar.

Posicione a câmera de uma forma que você (e todo o material usado) fique de frente para luz. A iluminação, como falamos, é essencial. O que está escrito ou demonstrado precisa ser visível para quem assistirá às aulas.

Conecte o microfone na câmera, para que haja a captação do som. Você pode usar também o seu fone de ouvido como microfone. Na hora da edição, será preciso sincronizar a imagem e o áudio.

Siga o planejamento da aula que você elaborou. Lembre-se: se errar, é possível cortar essa parte do vídeo. Não precisar gravar tudo novamente. Com o tempo e a prática, o nervosismo passa e você ganha mais intimidade com a câmera. O passo a passo de como gravar aulas vira automático.

Se achar interessante, contrate alguém que saiba como gravar vídeo aulas e editar. A contratação de um profissional de edição de vídeo dá mais credibilidade e qualidade ao material.

Aprender como gravar vídeo aula é fácil! Difícil é tirar a ideia do papel. Exige muito conteúdo e atenção aos detalhes. Se você colocar em prática as dicas que demos, com certeza os seus cursos online serão bem vistos pelos seus alunos.

O que fazer depois de gravar sua Vídeo aula?

Após gravar suas vídeo aulas você deve subir todo o material para uma Plataforma de Ensino à Distância que seja prática e fácil de usar.

As melhores plataformas vão disponibilizar recursos que complementa sua aula com uma experiencia de uso.

Além do vídeo, use também apostilas em PDF, Word, áudios, textos, testes e avaliações e transmissão AO VIVO com seus alunos.

Assim você pode criar uma excelente aula para seus alunos.

A nossa plataforma AprovaEaD é uma plataforma de Ensino à Distância completa e feita sob medida para Escolas, Faculdades, Universidades, Empresas e Empreendedores Digitais.

Tudo o que você precisa ela tem. Quer saber mais?

Experimente grátis por 30 dias e comprove!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *