Categorias
Marketing para Escolas

Como atrair alunos com cursos online

Aprenda como atrair alunos com cursos online para sua escola ou faculdade. Invista nessa estratégia para acessar novos mercado e captar mais alunos .

É verdade que, até alguns anos atrás, cursos online não eram vistos com seriedade e eram considerados uma modalidade inferior de educação. Por esse motivo, muitas instituições tradicionais de ensino não investiam neste tipo de curso e muitas até hoje não conseguem enxergar com clareza suas vantagens.

O fato é que os cursos online estão cada vez mais presentes na vida dos estudantes, e mesmo de pessoas que buscam aperfeiçoamento profissional, e podem ser uma ferramenta poderosa de captação de alunos.

Para saber como atrair alunos por meio dos cursos online, continue lendo este texto.

Como os cursos EAD podem ajudar a sua instituição a atrair alunos?

Imagine quantos alunos em potencial, que seriam beneficiados por seus cursos, existem pela internet afora. Porém, a maioria dessas pessoas não sabe a localização da sua instituição de ensino, não conhece a qualidade dos seus cursos e talvez sequer tenha ouvido falar sobre eles.

Para atrair essas pessoas para a sua escola, uma das ferramentas mais efetivas são os cursos on-line. Principalmente pelos seguintes 4 motivos:

  • Alcance muito maior – seus cursos estarão acessíveis para um número muito maior de pessoas, o que vai ajudá-lo a criar mais autoridade em seu nicho.
  • Facilidade e conforto – o aluno não vai precisar sair de casa para verificar e avaliar o conteúdo oferecido pela sua instituição. Assim, estará mais inclinado a se matricular em alguma matéria.
  • Economia – dificilmente as pessoas vão investir quantias maiores de dinheiro em cursos presenciais cuja qualidade desconhecem completamente.
  • Rapidez – por meio de cursos EAD, o aluno pode começar o curso e aprender imediatamente e estará menos propenso a maiores hesitações.

Assim, os cursos EAD – ou outras modalidades de cursos virtuais – são uma ótima forma de captação de alunos. As pessoas que desconhecem a sua escola precisam, antes de qualquer coisa, entrar em contato com a sua escola. Por meio de cursos disponíveis na internet, será muito mais fácil que elas passem a conhecer a sua instituição.

Depois, é preciso que seus alunos em potencial reconheçam a qualidade de seu material, professores e da metodologia de sua escola. Os cursos digitais serão um ótimo instrumento para isso, pois vão permitir que você estabeleça a sua autoridade em meio a tantos outros concorrentes no meio.

Além disso, por mais que o seu foco não seja os produtos digitais, em cada aula, você pode convidar o aluno a fazer um curso (mais completo e mais especializado) em sua unidade física. Assim, suas salas digitais servirão como uma porta de entrada para que as pessoas possam conhecer a qualidade e o comprometimento de sua instituição e, assim, se matricularem nas modalidades presenciais.

Tenha isso em mente porque no próximo tópico vamos tratar de maneiras mais práticas sobre como atrair alunos para sua escola utilizando os cursos on-line.

Boas estratégias para utilizar os cursos on-line para atrair alunos para sua unidade presencial

A seguir, listamos algumas das melhores estratégias para você utilizar e entender como atrair alunos por meio de cursos on-line:

  • Saiba quais são os cursos mais procurados e invista neles – produza materiais simplificados, divididos em vários módulos, dos materiais mais procurados pelo seu público-alvo;
  • Invista em marketing de conteúdo e marque presença nas redes sociais – você conhece o perfil dos seus alunos? Sabe os sites, blogs e redes sociais que eles costumam frequentar ou os vídeos aos quais eles costumam assistir? Pode ser interessante investir em propaganda direcionada para esses locais ou até mesmo produzir conteúdo próprio semelhante (sem perder a identidade da sua instituição).
  • Ressalte os diferenciais da sua instituição – como o mercado está altamente competitivo, é importante se destacar e deixar claro quais são seus pontos positivos e diferenciais. Se possível, insira os feedbacks positivos de alunos e ex-alunos em locais bem visíveis.
  • Considere oferecer alguns cursos gratuitamente por um “período de teste” – esse pode ser um grande chamariz para novos alunos que nunca ouviram falar de sua escola.
  • Ofereça descontos e pacotes especiais – ofereça descontos em datas comemorativas (como carnaval ou aniversários) e determine uma data de encerramento dessas promoções (isso cria um gatilho de escassez e incentiva as pessoas a aproveitarem a oportunidade).
  • Faça transmissões de aulas ou palestras ao vivo – essa é uma ótima forma de divulgar seus cursos, demonstrar sua autoridade no meio e a qualidade de ensino da sua instituição.

Viu como atrair alunos pode ser uma estratégia mais simples e efetiva se você trabalhar usando as inovações digitais ao seu favor? Compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *